Pinto

Faleceu no final da tarde deste domingo(21)em Angicos,  o Monsenhor Francisco das Chagas Pereira Pinto, ou simplesmente Monsenhor Pinto, como gostava de ser chamado devido a sua simplicidade que lhe era peculiar.
Segundo informações do Blog Angicos News, Monsenhor Pinto passou mal em seu quarto na casa paroquial e foi encontrado desfalecido pela domestica da casa que rapidamente acionou o Padre Severino que o levou para o Hospital Regional de Angicos onde o mesmo não resistiu e veio a falecer.
Chamado de ‘o mestre da educação’ Monsenhor Pinto dirigiu por muitos anos os destinos de ginásio comercial de Angicos que ajudou a educar gerações e gerações de angicanos.
No meio religioso Monsenhor Pinto dirigiu os destinos da comunidade católica angicana durante 50 anos sendo o conselheiro espiritual de gerações e gerações de angicanos que esta hora ao saberem dessa triste noticia devem estar lamentando sua inesperada partida para a morada celestial.
Blog Angicos News

A BIOGRAFIA

Francisco das Chagas Pereira Pinto nasceu a 26 de setembro de 1926, na Fazenda São Francisco, município de Gaspar Lopes, atualmente Pedro Avelino-RN. Filho de Francisco Horácio Pereira Pinto e Anna Amélia Pereira Pinto, batizado a 12 de dezembro de 1926, na Capela de Gaspar Lopes, pelo Pe. Ulisses Maranhão, vigário de Angicos-RN, tendo como padrinhos: Horácio Elpídio Pinto, seu avô paterno, e Ana Clementina da Trindade, sua avó materna. Tendo seus primeiros estudos com sua mãe Anna Amélia Pereira Pinto. Depois na Escola Pública em Epitácio Pessoa. Transferindo-se em seguida para escola particular da agente dos Correios, Srª Maria Cândida Coelho.
Em 1939 ingressou na Escola Particular da Srª Leonor Maciel do Amaral, no prédio da Escola Estadual José Rufino em Angicos-RN. No ano seguinte frequentou a escola paroquial Santo Cura D’ars em Angicos-RN.

    Em 1941, tendo sido fundado o Educandário Pe. Félix, pelo Padre Manoel Tavares de Araújo, nele ingressou onde concluiu seu curso primário em 1944.

    Em 1945, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal onde fez o curso ginasial e cientifico, concluindo no ano de 1949. Em 1950, iniciou o curso de filosofia e teologia no seminário maior da Prainha em Fortaleza-CE. Recebeu tonsura na capela do seminário, e as primeiras ordens menores e também as maiores, subdiaconato e diaconato.
    Estas ordens e tonsura lhe foram conferidas pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza-CE, Dom Antônio de Almeida Lustosa. No dia 08/12/1955 foi ordenado presbítero, por Dom Eugênio de Araújo Sales, Bispo Auxiliar de Natal  na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação.

             Celebrou sua primeira missa solene em Pedro Avelino a 13/12/1955.
    Recebeu a primeira nomeação para coadjutor na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz de Ianharé, em dezembro de 1955, onde ficou até 1956.

   Depois foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha em Tirol-Natal-RN, ficando até julho de 1959, quando foi nomeado pároco de Angicos-RN, pelo então Papa João XXIII, substituindo o Pe. Manoel Tavares de Araújo, que no momento deixava a paróquia de São José dos Angicos para ser bispo da Diocese de Caicó.

   Em 19 de agosto de 2000, recebeu o título de Monsenhor. Outorgado pelo então Papa João Paulo II. 

   Mons. Pinto com 87 anos de idade, sendo 58 anos dedicado, a vida sacerdotal e apostólica, passou 49 anos dedicados a paróquia de São José dos Angicos. Em 04 de agosto de 2008, passou a administração da paróquia ao Revm.° Vigário Administrativo o Pe. Vicente Fernandes Neto, tornando-se assim Pároco Emérito da Paróquia de São José dos Angicos.

              No dia 20 de dezembro de 2008 recebeu  o Título de Cidadão 
Fernando pedrozense  . É digno do reconhecimento do povo como servo de Deus, pela sua grandeza espiritual transmitida aos fiéis e conterrâneos ao longo desta jornada.